Recentemente, tive um problema ao acessar a minha conta Ame Digital no aplicativo, ao acessar a conta aparecia a seguinte mensagem: “senha inválida”, mesmo eu tendo a certeza que a senha estava certa. Ao clicar em “esqueci minha senha” na tentativa de recuperar o acesso à conta recebo a seguinte mensagem “usuário não encontrado”.
Como assim o aplicativo que sou cliente não encontra o meu CPF?
Ao entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 4003-2120 (capitais e regiões metropolitanas) ou no 0800-229-7667 recebi o seguinte retorno: “Infelizmente a sua conta foi bloqueada por segurança, será necessário aguardar 24 horas para que a situação seja analisada e, se aplicável, a conta será desbloqueada”.
Felizmente foi isso que aconteceu! Em menos de 24 horas tentei acessar a minha conta novamente e a conta voltou a funcionar.
O que aconteceu foi uma experiência negativa pois não recebi nenhuma comunicação quando a conta foi bloqueada, acredito que a empresa deveria ter ligado ou então enviado um e-mail ou SMS informando a situação; o bloqueio unilateral ocorreu logo após um depósito na conta.
Navegando pelas reclamações no site ReclameAqui pude perceber que esse tipo de bloqueio por segurança é mais comum do que pensei, a maioria dos relatos dos usuários alega que perdeu o acesso a conta logo após realizar uma transação financeira no qual o app, supostamente, considerou suspeito.
Então fica a dica, caso esteja com dificuldade de acesso à conta pode não ser uma falha técnica, a sua conta pode ter sido bloqueada por segurança, vale a pena entrar em contato com a instituição financeira pela central de atendimento para, com isso, tentar reverter o bloqueio o mais rápido possível.
O bloqueio de contas pode acontecer em qualquer instituição financeira, ele é um procedimento de segurança para proteger a conta bancária do consumidor e, com isso, evitar maiores prejuízos caso a conta tenha alguma atividade atípica que evidencie uma suposta fraude financeira.
A má notícia é que para algumas pessoas o bloqueio pode ser definitivo, visto que a instituição por trás da conta pode encerrá-la unilateralmente por “desinteresse comercial”. Se isso acontecer você pode tentar abrir a conta novamente após 180 dias.