O meu tio teve uma surpresa desagradável ao acessar o caixa eletrônico do Banco do Brasil, ele teve a conta bloqueada pela instituição financeira sem nenhum aviso, com isso ficou impedido de fazer pagamentos, saques, transferências, compras, etc.
O bloqueio não foi o que mais o surpreendeu, mas sim a exigência do banco estatal.

Para desbloquear a conta só apresentando a Declaração de Imposto de Renda, pois, segundo o banco, a movimentação realizada nos últimos doze meses já saiu do teto de isenção do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Por segurança a instituição precisaria do comprovante de renda para liberar a conta.
Além da última declaração de imposto de renda completa o banco também exigiu o Recebido de Entrega do Imposto de Renda.
Há pessoas que não declaram imposto de renda e o banco nunca pediu o imposto de renda. Mas também há pessoas como o meu tio que movimentam em média R$ 3 mil por mês no banco, mas que são surpreendidos com a exigência de apresentação de imposto de renda.
NUNCA DECLAROU O IMPOSTO DE RENDA
Para a infelicidade do meu tio ele acabou descobrindo que estava irregular com a Receita Federal. Além de nunca ter declarado imposto de renda mesmo estando obrigado, ele ainda teve a conta bancária bloqueada.
Acredito que ele não tenha declarado por pura desinformação, muita gente acredita que apenas quem é rico preciso declarar imposto de renda; o que pouca gente sabe é que quem ganha pouco menos de R$ 2 mil por mês já pode estar obrigado a prestar contas com o Leão.
A única maneira de solucionar o problema foi procurando um contador e enviando uma declaração de imposto de renda retificadora dos últimos cinco anos.
Fica, portanto, o alerta: Cuidado ao movimentar valores acima do teto de isenção e fique atento a obrigatoriedade de declaração do imposto de renda.
Nem sempre a renda é fator determinante para a obrigatoriedade de declaração no imposto de renda, às vezes só por ter um imóvel, investimento ou recebido algum valor do exterior já é motivo mais do que o suficiente para declarar o IR.
Infelizmente quem não declara corre o risco de cair na malha fina, ter contas bloqueadas e até ter o CPF irregular na Receita Federal, então fica o alerta!