Ao acessar o banco pela internet, usar o cartão ou um caixa eletrônico o cliente se depara com a seguinte mensagem: “Conta bloqueada pelo BacenJud, procure seu gerente”, você sabe o que essa mensagem significa? Não se preocupe pois neste artigo vamos esclarecer o motivo do bloqueio e também fornecer instruções para que consiga realizar o desbloqueio junto à instituição financeira.
Conta bloqueada pelo BacenJud nada mais é do que o bloqueio judicial da conta bancária. A mensagem significa que o correntista teve a conta bloqueada pela justiça e os bens na instituição foram, possivelmente, penhorados para o pagamento de alguma dívida.
Geralmente quando o correntista é informado pelo bloqueio judicial já faz ideia do processo que culminou no bloqueio dos bens, pois a decisão de bloqueio é, geralmente, a última tentativa utilizada pelo poder judicial para cobrar uma dívida.
O tipo de processo mais comum de bloqueio de contas bancárias pelo BacenJud são:
- Dívidas de pensão alimentícia;
- Processos de indenização;
- Fraude bancária;
- Crimes ou qualquer outra atividade ilícita;
- Crimes contra o sistema financeiro nacional;
- Sonegação de impostos ou evasão de divisas;
Caso não saiba o processo que gerou o bloqueio da sua conta bancária, nossa dica é para que procure o seu gerente, ele saberá lhe dizer o número do processo pelo qual a conta foi bloqueada pelo BacenJud (Bacen Judiciário). O banco poderá também lhe entregar uma cópia da ordem de bloqueio feita pela justiça.

COMO REVERTER O BLOQUEIO
Infelizmente o procedimento para reverter um bloqueio de conta pelo BacenJud não é tão simples. A instituição financeira não pode desbloquear a conta sem que o cliente consiga um alvará na justiça. Portanto, é necessário reverter a decisão na justiça.
Para isso se torna indispensável o auxílio de um advogado. Caso não tenha condições financeiras para pagar por um advogado, procure a defensoria pública do seu município para verificar a possibilidade de obter um advogado do Estado (isto é, gratuito).
Devido à gravidade desse tipo de processo, o desbloqueio costuma ser analisado rapidamente pelo Poder Judiciário.
O advogado poderá lhe dizer se o valor foi apenas bloqueado ou “sequestrado” pela Justiça.
A instituição financeira só sabe o número do processo em que o bloqueio foi solicitado pela Justiça.