O banco não pode descontar dívidas do saldo da conta sem a autorização do correntista, o grande problema é que o contrato da maioria dos bancos prevê que – na modalidade conta corrente – o banco poderá descontar o valor da dívida do saldo.
A conta salário não está sujeita à análise de crédito, apenas a análise cadastral. O banco não pode recusar um cliente pois a opção por receber o salário pela instituição é fruto da parceria com o empregador.
Caso o banco dificulte a abertura de conta salário ele pode até ter que indenizar o consumidor, pois a pessoa pode até perder o emprego devido à dificuldade de abertura da conta.
Alguns empregadores podem abrir exceção e permitir que o funcionário receba por outra empresa diferente daquela em que tem convênio para pagamento do salário. Caso contrário o cliente terá que abrir a conta na instituição escolhida e pedir a portabilidade posteriormente para o banco desejado.

A modalidade salário não gera risco de inadimplência para o banco, pois a conta só pode ser usada para receber depósitos do empregador cadastrado. A conta salário não permite a contratação de produtos financeiros (cartão de crédito, empréstimo, etc) e nem permite o recebimento de depósitos e transferência de outra pessoa que não o empregador.
Informações importantes:
- O banco não pode recusar abertura de conta salário, pois a opção pelo banco não é do trabalhador e sim do empregador. O banco atua como mero prestador de serviço para o empregador e, portanto, não pode recusar a abertura de conta na modalidade “salário”. O que o banco pode recusar é conta corrente, investimento, poupança, etc;
- Banco não pode descontar dívidas da conta salário sem autorização do trabalhador;
Instituição tende a tentar persuadir o consumidor a optar pela conta corrente
A grande questão é que as instituições financeiras tendem sempre a ofertar ao consumidor uma conta corrente em vez de uma conta salário. Caso você tenha débitos com a instituição financeira em que pretenda receber o salário JAMAIS opte pela conta corrente, pois nela o banco pode debitar o valor da sua dívida, visto que isso está previsto no contrato de abertura.
Deixe claro que deseja apenas uma CONTA SALÁRIO e recuse a abertura de qualquer outro tipo de conta vinculada.
Para que fique mais tranquilo, após abrir a conta salário peça a portabilidade para outra instituição financeira, hoje em dia isso pode ser solicitado pelo celular. Ao fazer isso o seu salário será transferido automaticamente para outra instituição sempre que for creditado.